sexta-feira, 13 de março de 2009

A respiração leva ao movimento, principal veículo para a expressão dos sentimentos




Gladis Maia

Todos os homens têm direito à vida, à liberdade e a busca da felicidade. Thomas Jefferson

A maioria de nós respira mal, ao invés de inalar e expirar profundamente, respiramos superficialmente. Temos uma certa tendência a prender a respiração em qualquer situação diante de um estresse ou até mesmo em situações simples como ir ao dentista, escrever um texto, esperar para ser recebido para uma entrevista ou consulta... O resultado disto é que a tensão aumenta!

A respiração profunda tem um efeito relaxante e qualquer um que a pratique conseguirá organizar melhor os pensamentos, inclusive diante de uma prova difícil, de qualquer natureza... É muito estranho que a maioria dos médicos e terapeutas não leve em conta a importância de uma respiração correta para a saúde física e mental e não atribua a queixa comum de seu pacientes, de cansaço e exaustão como conseqüência de uma má respiração...

A pessoa saudável respira com todo o seu corpo, ou mais especificamente, seus movimentos respiratórios se expandem profundamente através de seu corpo. A respiração profunda carrega o corpo e, literalmente, faz com que tenha vida!

O interessante - ou triste - é que podemos até reconhecer que o ritmo estonteante de nossas vidas não nos permite respirar... A bionergética recomenda que quando a respiração se torna difícil, devemos abandonar tudo o que estamos fazendo para novamente voltarmos a respirar com facilidade, afinal respirar é um caso de vida ou morte. Se não fizermos isto desde cedo, quando estivermos envelhecendo, só nos restará constatar que essa função como tantas outras funções vitais se deteriorou por não ter sido usada adequadamente.

Alexander Lowen, fundador da bioenergética diz que as pessoas respiram mal por que a respiração cria sensações e as pessoas têm medo de senti-las. Temos medo de sentir tristeza, raiva, dor ... Explica que provavelmente quando crianças, segurávamos a respiração para não chorarmos, puxávamos os ombros para trás, pressionando o peito para conter a raiva, manobras que acabam limitando a respiração. E o pior é que esta forma de respirar virou vício.
Para Lowen, a depressão e a fadiga são resultados diretos de uma respiração deprimida. Em vez de brilhar com a vida, a pessoa com má respiração é fria, inerte, mórbida. Não tem calor nem energia. Sua circulação é afetada diretamente pela falta de oxigênio.

Ninguém desconhece que as emoções fortes estimulam e fazem a respiração tornar-se mais profunda. E o inverso é verdadeiro, a estimulação da respiração e as inspirações profundas podem trazer à superfície emoções fortes. Veja-se os suspiros que damos quando choramos nossas dores.

A incapacidade de respirar plena e profundamente é também responsável pelo fracasso em conseguirmos uma satisfação sexual. A respiração inadequada provoca ansiedade, irritabilidade e tensão e encontra-se subjacente em vários sintomas como na claustrofobia e na agorafobia. Se a dificuldade é grave, pode levar ao pânico ou ao terror.

Outra coisa que deveria ser evidente, especialmente para os profissionais que tratam de nossa saúde, é que a personalidade se expressa através do corpo, tanto quanto através da mente. Não se pode dividir alguém em mente em corpo. Apesar dessa verdade, todos os estudos de personalidade têm se concentrado apenas na mente e, de certa forma, negligenciado o corpo.

O corpo de uma pessoa conta muito. Dependendo da sua postura, do brilho dos olhos, do tom da voz, da posição do maxilar, dos ombros e da boca, da facilidade em se movimentar e da espontaneidade dos seus gestos, ficamos sabendo não só o que ela é, mas também se ela está aproveitando a vida ou está triste e constrangida... Podemos até fingir que não reparamos nessas expressões da personalidade do outro ou o que fala nosso próprio corpo, porque a verdade pode ser dolorosa, mas bloquear essa dor irá fechar a porta para a possibilidade do prazer. E sem prazer não há saúde, quanto menos felicidade... Pensem nisto! Namastê!

Um comentário:

Fausto Sotam disse...

Mente e corpo são só um, há uma simbiose entre os, é impossível separá-los, nos somos aquilo que pensamos, nossa respiração é a função do corpo mais importante à vida, se respirarmos mal, teremos sempre confusão, o cérebro não tem oxigénio suficiente para "digerir" as situações, logo a boa respiração é essencial, para um corpo e mente são.
Gostei do Blog. ´Cumprimentos