segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Amigo não é o que diz ‘vá em frente’, mas sim aquele que diz ‘pode contar comigo, estou junto para o que der e vier’.





Gladis Maia

Ser amigo é compreender erros e defeitos, rir, chorar,viver problemas e alegrias e poder dizer a cada momento: conte sempre comigo.[Clara Rosário]


Sempre é bom ter e contar com aqueles amigos verdadeiros presentes - longe ou perto – mas nos quais podemos sempre confiar. Amigos cujo olhar parece dizer-nos ‘pode contar comigo!’ Quem tem amigos, poucos ou muitos, vive melhor, pesquisas científicas comprovam isto.

Com os amigos de fé, nos relacionamos através da verdade, da compreensão, do compartilhamento, da alegria, da escuta, das celebrações, mesmo que passemos juntos por certos percalços... Descobrimos as nossas diferenças, singularidades, que aceitamos sem pestanejar! Nada cobramos um do outro, e sabemos perdoar-nos! Há sempre um tom de respeito, quando é preciso falar de coisas necessárias, na hora certa, seja entre amigos de muito tempo ou entre os recentemente conquistados novos velhos amigos.

Vamos saudar, preservar, acalentar nossas amizades pois, como diz Milton Nascimento: Amigo é coisa para se guardar / No lado esquerdo do peito/ mesmo que o tempo e a distância digam não / mesmo esquecendo a canção / O que importa é ouvir a voz que vem do coração / Seja o que vier/ venha o que vier/ Qualquer dia amigo eu volto pra te encontrar /Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.


As pessoas entram na nossa vida por uma razão, podem estar certos! Podem ficar conosco durante uma estação ou uma vida Inteira, como as minhas amigas Liginha e Inês – a primeira há 50 anos, a segunda há 27 - podem ressurgir do nosso passado, presença do bem, como as minhas amigas Elisandra e Maria Camargo ou a nova velha amiga Romilda.

Geralmente a presença desses anjos, que chamamos de amigos,
só acontece para suprir nossas necessidades. Eles surgem para auxiliar numa dificuldade, fornecer-nos orientação, apoio, ajudar física, emocional ou espiritualmente. Eles estão conosco pela razão que precisamos que eles estejam ali, naquele lugar!

Ás vezes, essas pessoas morrem, como a Nininha, o Dóia, o Mauro... Às vezes, elas simplesmente se vão! E se é assim é por que então é o tempo de ir! Não fiquemos tristes e nos sentindo desamparados, eles já fizeram o que tinha que ser feito!

Quando as pessoas entram em nossas vidas por um breve tempo é porque chegou a vez de dividirmos, de crescermos, de aprendermos algo com elas. Elas nos trazem ou a experiência da Paz, ou do riso, da satisfação, da oração, do carinho escancarado... Elas poderão nos ensinar talvez algo que nunca fizemos antes! E elas, geralmente, nos dão uma quantidade enorme de prazer!

Os amigos, entre outras coisas, nos emprestam mais do que dinheiro, emprestam seus olhos para nos ajudar a enxergar com maior clareza e discernimento. Somam seu coração ao nosso para nos auxiliar a suportar tanto a dor excessiva quanto os rasgos de paixão ou felicidade.

Relacionamentos de uma Vida Inteira - ou um bom pedaço dela - nos ensinam lições para a vida inteira, coisas que passam a integrar a nossa formação emocional. Nesta jornada de altos e baixos constantes, às vezes nos separamos de alguns bons e grandes amigos, como a Letícia, o Bira, o Valdir, mas que estão e ficarão sempre em nossas lembranças e em nosso coração. É muito bom reencontrá-los, como a velha amiga e comadre Rosa, mesmo que em circunstâncias não muito agradáveis. Saúde comadre, muita saúde!

Se o Amor é Cego, como costumam dizer, a Amizade é Clarividente! Não é à toa que há estudos que demonstram que pessoas com amigos vivem mais e são mais dispostas e felizes. A qualidade da amizade está sempre relacionada à cumplicidade, a honestidade, a simplicidade, a aceitação, ao perdão e muito, muito carinho. Um gesto, um olhar, um sim ou um não... A gente já se entende só com o olhar, não precisa nem falar, muitas vezes. A gente pensa na criatura e bate o telefone! Ou chega um e-mail!
Tudo faz parte na relação ideal, porque verdadeira, até a cara feia, a xingada, que valem tanto como um abraço apertado, um beijo estalado, tudo nos faz e nos torna melhores e mais importantes por que temos amigos. Eles às vezes surgem no nosso caminho como uma dádiva de Deus, e o melhor, eles são sim enviadas por uma Força Maior!

E em tempos de muita internet, colecionamos também nossos amigos virtuais, amizade regada a mensagens de alento, de carinho, de alegria, de humor, feministas, espiritualistas, éticas e estéticas, etc. Ah, o nosso planetinha parece tão pequeno atrás dessa rede, pela qual navegamos sem passaporte e que nos deixa atravessar fronteiras, conhecer outras culturas, diferentes formas e maneiras de sentir, ver, viver ...


Espero conquistar mais alguns amigos virtuais e para isso, as portas do meu computador estão abertas: entrem, meu endereço é gladis.maia@terra.com.br . Atrás da @ tem uma amiga esperando! Traga seu riso gostoso, conte-me suas velhas histórias, deixe que eu me deite em seus ombros invisíveis e segure suas mãos firmemente! Mande seu abraço, mostre-me quem você é, através da escolha de suas mensagens. Poderemos até chorar, nos emocionar on line ! Mesmo não vendo seus olhos, certamente suas palavras entrarão direitinho no meu coração!

Nenhum comentário: