quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Se votares nulo na próxima eleição teu protesto inócuo será um favor àqueles que deveriam ser banidos da vida política.




                                                  Gladis Maia


(...)votar nas reformas que o Brasil tanto necessita, como a agrária, na redução
do desemprego e na conquista do desenvolvimento sustentável, com plena soberania nacional, não serão oseleitos que te agradecerão, e sim teus filhos, as gerações futuras (...) Frei Beto, in Por que votar?


A gente vai ficando desiludida com o que os meios de comunicação nos informam diariamente a respeito da seara política... Parafraseando a bíblia,diria: é mais fácil um camelo entrar no furo de uma agulha do que um homem sério, de respeito, com boas intenções, cumpridor do seus deveres, preocupado com o social e com os destinos deste país e do nosso planeta entrar para a política ...


Mas, apesar disso, e até por isso, caro eleitor, não vamos deixar que os maus políticos destruam a nossa boa fé, a nossa esperança de dias melhores, neste país continental que tem, no mínimo, terra para todo mundo que, se bem cultivada, daria para alimentar todos nós e ainda exportar o excedente...


Nas eleições deste ano não vamos arrefecer e nos entregar ao desencanto, à inércia, à frustração. O voto é sagrado, não o destruamos! Deixar de votar ou votar em branco é sinônimo de abrir espaço à corrupção, ao caudilhismo, à tirania e rejeitar a democracia como meio legítimo e pacífico de conquistas sociais.


Em outubro próximo, quando formos às urnas, não nos iludamos com o marketing que aplica aos candidatos uma parafernália de “cosméticos” capaz de transformar “lobo” em “chapeuzinho vermelho” ou “vovozinha”... Todos na mídia ficam muito simpáticos, confiáveis e dispostos ao mais imaculado desempenho se forem eleitos...


Fiquemos longe dos palanques para ouvir e ler o palavrório com discernimento e distanciamento psíquico. Não vamos nos deixar enganar pela retórica das promessas enganosas, dos compromissos altruístas de quem dá esmola para se livrar dos mendigos... Vamos investigar a vida dos nossos candidatos, suas idéias, seus atos, sua ética.
Mesmo que o nojo teime em ser companheiro, vamos levantar a cabeça acima das bandeiras mentirosas dos políticos porque precisamos deles, pois eles representam as nossas instituições que devem ser firmemente fiscalizadas por todos nós.


Um dia - e eu quero estar viva para ver e aplaudir - a ascensão da política ao lugar que lhe é de direito.Pois, se a política servisse à maioria, teríamos menos desigualdades sociais e baniríamos o desemprego, a violência, a fome e a miséria.


Se Deus quiser estarei viva ainda quando a política deixar de servir ao sistema financeiro, aos credores da dívida pública, ao latifúndio e aos oligopólios.


Ah, eu quero sim estar viva para ajudar a eleger homens do porte de um Tche Guevara, de um Mandela, de um Gandhi, de um Marting Luther King, de um Chico Mendes, de um Lutzemberguer, de um Betinho ... E Deus vai permitir!


Você já se perguntou por que só algumas pessoas são cidadãs de primeira categoria? Quais as causas da fome, da miséria, da violência, das drogas? Por que os impostos são tão altos e há ainda tanta falta de saneamento básico ? Por que não se investe em Educação e em Saúde? Quem elege os políticos corruptos? Por que o Brasil não é de todos os brasileiros?


Nas próximas eleições, leve tudo isto em conta... Vamos desconfiar dos políticos que trazem o peito estofado e o olhar arrogante. Não vamos votar em quem só anda com ricos e poderosos...


Nesta eleição, vamos perguntar àqueles que admiramos, por seu exemplo de ética, em quem votarão. Vamos observar os projetos do partido e do candidato, mas olhando para trás e verificando se este partido já realizou algo semelhante antes. E, evidentemente, a pessoa em questão... Ninguém vira socialista de uma hora para outra, tenham a certeza absoluta.


Na eleição de outubro vamos ter cuidado com os alpinistas sociais. Eles são aqueles que teimam em vestir-se de cordeirinho. Eles inventam uma biografia toda pontuada de pobreza, de sacrifício, de boas intenções, com as mãos nos ombros dos futuros eleitores, olhos nos olhos, tapinha nas costas e no colo a criança mais ranhenta que acharem nas cercanias.


Eles adoram dizer-se filhos de operários, grandes lutadores que suaram a camisa para chegar aonde chegaram. Foram engraxates, balconistas. Iam para a escola sem sapato, sem meia, com fome. Estes são talvez os piores dentre a classe, por que são aqueles que ao serem eleitos ascendem a uma classe social da qual não querem mais sair e nem vislumbrar a classe baixa, querem distância, fazem uma volta para não atender a um pobre e nunca mais são achados nos seus gabinetes, que falavam que estariam sempre com as portas abertas....


Vamos lembrar, nas eleições deste ano, que todos os detalhes de nossa vida resultam da qualidade da política que predomina no país. O alimento que ingerimos, o transporte que utilizamos, o salário que recebemos, os cuidados de Saúde, a Educação de nossos jovens, o próprio lazer, enfim, a qualidade da cidadania que exercemos, dependem da política. Não adianta fugir dela. Nosso voto pode alterar ou reforçar as injustiças que fazem conosco ou com nosso vizinho perto ou distante.


O voto é a nossa arma! Abra seu coração, ele sabe qual é o voto certo, pois com nosso voto poderemos eleger homens e mulheres imbuídos de uma visão humanista, pessoas que achem imprescindível a dignidade a tal ponto que vivam na luta para estendê-la a todos os homens e mulheres adultos e a todas as crianças. Vamos eleger políticos que na sua história de vida carreguem uma lista de bons serviços prestados à humanidade. A urna nos espera! Que Deus abençoe a todos os eleitores e aos políticos de boa vontade, na eleição de outubro!Namastê!

Nenhum comentário: