sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Paremos por algum tempo para nos encontrarmos uns com os outros, para amar e compartilhar nossas vidas.




Gladis Maia

...a prática da Lei da Dádiva é muito simples: se quer alegria, dê alegria aos outros; se quer amor, aprenda a dar amor; se quer atenção e apreço, aprenda a dar atenção e apreço; se quer prosperidade material, ajude os outros a tornarem-se prósperos no aspecto material.
Dupaac Chopra in As Sete Leis Espirituais do Sucesso.

O sucesso está mais para uma viagem, do que para um destino, mesmo que a abundância material, em todas as suas formas de expressão, constitua-se numa das coisas que torna a viagem mais agradável. Mas o sucesso requer também: uma boa dose de saúde, muita energia, entusiasmo pela vida, facilidade para fazer amizades, liberdade criativa, estabilidade emocional e psicológica, sensação de bem-estar e paz de espírito, entre outros atributos. O sucesso, incluindo a criação de riqueza, foi sempre considerado um processo que exige um trabalho árduo, embora muitas vezes se pense que ele só é alcançado às custas dos outros, o que às vezes é a pura verdade ...
Há muitos aspectos a serem considerados no sucesso, a riqueza material é apenas um dos seus componentes. Para além disso, Chopra, no livro citado na epígrafe, apresenta uma abordagem mais espiritualizada do sucesso e da prosperidade, relacionada com o fluxo abundante de todas as coisas que existem no universo e nossa ligação com esse fluxo. Há muitas formas de se desfrutar os benefícios do campo da potencialidade.
Uma delas é através da prática diária do silêncio, da meditação e do não-julgamento. Com a prática do silêncio a pessoa se compromete a reservar algum tempo para Só Ser. Silêncio completo, sem ver televisão, ouvir rádio, ler um livro, etc.
Chopra nos adverte que se nunca tivermos a oportunidade de experimentar o silêncio, o nosso diálogo interior será sempre turbulento.O primeiro requisito para podermos manifestar os nossos desejos acontece de acordo com a nossa ligação ao Campo da Potencialidade Pura, nossa ligação com Deus – ou outro nome que O designe - e o Infinito seria semelhante ao atirar de uma pedra pequena nas águas, que vai formando pequenos círculos convergentes que vão se ampliando cada vez mais até tornarem-se infinitos.
Outra forma de chegar ao Campo da Potencialidade Pura,CPC, é praticar o não-julgamento. O julgamento representa a constante avaliação das coisas como certas ou erradas, boas ou más. Quando se está sempre a avaliar, a classificar, a rotular, a analisar, cria-se uma imensa turbulência no nosso diálogo interior. Essa turbulência dificulta o fluxo de energia entre nós e o CPC. Fechamos assim a “abertura” entre os pensamentos.
A abertura constitui a nossa ligação a ele. Chegamos então ao estado de conhecimento puro, aquele espaço silencioso entre os pensamentos, àquela serenidade interior que nos liga ao verdadeiro poder. A prosperidade - a prodigalidade e abundância do universo - constitui uma expressão do espírito criativo da natureza. Quanto mais sintonizados estivermos com o espírito da natureza, mais fácil será o nosso acesso à sua imensa e infinita criatividade.
Mas primeiro teremos de ultrapassar a turbulência do nosso diálogo interior para estabelecermos a ligação com esse espírito abundante, próspero, infinito e criativo.A lei espiritual do dharma - ou da finalidade da vida – possui três componentes, ou seja: todos temos um talento específico a ser colocado em prática; uma forma singular de exprimi-lo; e a vontade de servir a Humanidade. Como posso ajudar aqueles que me rodeiam? Pondo a capacidade de exprimir o nosso talento especial a serviço da Humanidade, estaremos a aplicar totalmente a Lei do dharma. E se juntar a isto a experiência da sua própria espiritualidade, é impossível que não tenha acesso à abundância ilimitada, ao Campo da Potencialidade Pura, pois esta é a verdadeira forma de alcançar a abundância.
Chopra afirma que aquilo que não se multiplica através da dádiva não merece ser dado, nem recebido. Mas se no ato de dar sentirmos que perdemos alguma coisa, a dádiva não foi feita com sinceridade e nada se multiplicará. Se dermos de má vontade, não haverá nenhuma energia nessa dádiva. A intenção que se encontra por de trás do ato de dar e receber é que é o mais importante. A intenção deve ser sempre para gerar alegria a quem dá e para quem recebe, para que a felicidade constitua o apoio e o suporte da vida. E isso acaba levando ao progresso, certamente. O retorno é diretamente proporcional à dádiva, se esta for incondicional e feita com amor.
Por isso o ato de dar tem de ser feito com alegria. É preciso que o seu estado de espírito seja de alegria no próprio ato de dar. Assim a energia que se encontra por de trás da dádiva multiplica-se muitas vezes. “Na verdade, a prática da Lei da Dádiva é muito simples – nos diz Chopra : se quer alegria, dê alegria aos outros; se quer amor, aprenda a dar amor; se quer atenção e apreço, aprenda a dar atenção e apreço; se quer prosperidade material, ajude os outros a tornarem-se prósperos no aspecto material.”Portanto, aceitemos a prosperidade como inerente à nossa natureza, independentemente de termos pouco ou muito dinheiro. Entendamos que o Campo da Potencialidade Pura constitui a fonte de toda a riqueza e é a consciência que sabe como realizar todas as necessidades, incluindo Alegria, Amor, Prazer, Paz, Harmonia e Sabedoria. Se procurar primeiro estas coisas, não só para si, mas também para os outros, tudo o resto lhe chegará espontaneamente.
Que em 2007 todos os seres vivos deste planeta possam manter - ou começar a cultivar - uma relação amorosa com o Campo da Potencialidade Pura, gerando para si e para os seus semelhantes uma teia de boas, vivazes e fraternas intenções e ações. Feliz 2007 a todos os companheiros de Planeta!

Nenhum comentário: