sábado, 22 de setembro de 2007

Se um pensamento é integrado à realidade, de acordo com as Leis Universais, ele é definido como positivo.





Gladis Maia

A vida espera que façamos algo mais criativo além de comer, dormir e trabalhar, pois quando respondemos para a vida com criatividade, a vida nos responde com realização. Sérgio Luiz Giannico, in Pensamento Todo Positivo.

A mente humana recebe constantemente uma energia neutra - ou energia do princípio da vida – e, conforme pensamos, moldamos essa energia, auxiliados pelas nossas emoções: processo esse que define a sua intensidade, cor e forma. De acordo com a nossa crença ou fé aprovamos ou não esses pensamentos, que são encaminhados para o subconsciente e só então são concretizados.

Os pensamentos positivos geram, necessariamente, conseqüências benéficas. Pensamentos estruturados, pois se são meras fantasias poderão acarretar como resultado final apenas frustrações. Mas como saberemos se o que estamos a pensar trata-se de uma fantasia? É simples: o sonho de conquista de um marido ideal, o encontro com um príncipe encantado de contos de fadas, sempre acabou em frustração ou solidão, porque tal pessoa não existe.
Da mesma forma, o emprego ideal, a mulher nota 10, o filho perfeito, etc... A realidade não está nas revistinhas de amor ou nas novelas da TV ! Escolher o melhor para nós mesmos é um dever, pois as fantasias sempre acabam em desilusão. Lembremos que todas as sensações, sejam de alegria, medo, raiva ou depressão, são sempre geradas por pensamentos. Embora o ego selecione, monte e desmonte, dê crédito - ou não - aos nossos pensamentos, o subconsciente jamais contestará um pensamento, mesmo que ele tenha partido de uma fantasia.
O pensamento positivo tem que proporcionar coisas boas não só para nós mesmos, mas para quem estiver envolvido na sua temática... Pensar em ser o mais feliz da turma é egoísmo, é pretensão, e isso é negativo. Agora pensar em ser muito feliz a ponto de irradiar essa felicidade para todos que estiverem próximos de ti , então sim é positivo, é realizador, é saudável. Um outro exemplo de pensamento negativo ou ausência de realização é a crítica destrutiva, a conclusão precipitada ou a apreciação desfavorável feita por pessoas que não têm um conhecimento profundo do assunto, e querem apenas criar a ilusão de que tudo sabem. Com isso causam em si um embrutecimento progressivo e conseqüentemente tornam-se pessoas tóxicas. Também as doenças ou a saúde são conseqüência do nosso modo de pensar.
Um pensamento positivo, por ser natural, é bem aceito pelo nosso corpo, que como sinal de aprovação nos dá o prazer, a realização... Já um pensamento negativo, como os de dúvida, ódio, raiva, medo, por estarem em desacordo com a natureza do universo serão sempre rejeitados pela nossa consciência e quanto maior for a nossa resistência em aceitá-los, maior será a reação do corpo para expulsá-los, causando dor e doença. Giannico, na obra citada, nos diz que muitas pessoas são viciadas, por assim dizer, em pensar negativamente. São aquelas que rememoram os pensamentos nascidos de traumas e que repetem – na memória ou mesmo na fala – algo do tipo: “eu não mereço”, “ isso não é para mim”, “eu não consigo”, “eu já tentei”, “eu nasci assim”, “ isso é Karma”, etc, que são as chaves do fracasso. O melhor remédio para este mal é assumir esse erro e mudar completamente o modo de pensar, de raciocinar, de agir ou então permanecer reagindo contra a si mesmo e contra a vida. Seja quantos forem os pensamentos negativos, podemos ter a certeza que a natureza jamais colocará algo ruim dentro de alguém ou mesmo irá condenar alguém para sempre por um erro no passado. Acreditar na oportunidade do pronto restabelecimento é aceitar a vida, pois lamento é coisa que a vida menos gosta de receber e o que mais se esforça para evitar.
Para um pensamento materializar-se em um resultado positivo, precisamos pensar com clareza, criando uma imagem de idéias que realmente nos satisfaça e nos traga realização, prazer ou satisfação, sem que entre em conflito com nossos ideais, com os ideais dos outros ou que aconteça algo que seja bom para nós e não seja pelo menos razoável para os outros. Um outro engano muito comum é lutar contra os pensamentos negativos. Não devemos lutar contra eles, mas dar-lhes a sua devida importância. Por exemplo, quando os jornais publicam notícias sobre uma onda de criminalidade, devemos simplesmente ficar mais atentos ao que está acontecendo à nossa volta, para evitarmos ser mais uma vítima, aumentando os fatos ou entrando nessa faixa de pensamento. Quando alguém nos faz uma observação que nos desagrada, devemos ver o lado positivo do que foi dito, ou simplesmente não dar importância a isso. Ao alimentarmos o fato com outros pensamentos negativos a situação só tenderá a piorar ou aumentar.
Devemos sempre dar a cada coisa ou fato a importância que eles merecem. De nada adianta fazer como a lenda do avestruz que coloca apenas a cabeça num buraco para se esconder. Toda vez que pensamos, canalizamos os nossos desejos de vida para nosso centro mental criativo. Quanto mais criatividade, mais emoção e mais definição de formas e cores colocamos em nossos pensamentos, mais energia é adicionada e mais consciente é o nosso pensamento. Isso potencializa a realização!
As emoções ligadas à fé, à beleza, ao romantismo, à saúde, à prosperidade, à vitalidade, à felicidade, à espiritualidade, fazem verdadeiros milagres, por descarregarem magnetismo nas células do cérebro e do corpo, aumentando o poder da criatividade. Na verdade, o nosso objetivo nesta vida é exercitar essas emoções, é aprender a pensar e lidar com elas. Lembremos que quando algo em nossas vidas nos desagrada, é apenas um aviso que estamos nos distanciando do objetivo de nossa existência: SER FELIZ.

Nenhum comentário: