sábado, 22 de setembro de 2007

Esforce-se cultivando a alegria, permita-se alegrar a sua vida e a de todos em torno dela, esteja em paz!






Gladis Maia

Se você persistir em seus esforços para permanecer positivo e alegre,
você desenvolverá muito poder e força e, sua recompensa será sua própria felicidade e a paz da mente.
Emilce Shrividya, in Três atitudes para você dominar sua mente.

A correta identificação dos sentimentos expande a compreensão de nós mesmos e dos nossos semelhantes, abrindo novas perspectivas de vida, além de enriquecer a interdependência, a responsabilidade com o porvir e com a humanidade. Nenhum indivíduo pode ser inteiramente auto-suficiente, pois cada um de nós tem um papel importante dentro da comunidade. O objetivo é armazenar a essência do essencial, aquilo que fica quando tudo o mais é esquecido , a consciência de ser consciência. A responsabilidade, o impessoal altruístico. Alcançar a plenitude do Ser – saúde física, mental, emocional e espiritual, prosperidade, amor, sucesso, paz e harmonia ... - depende única e exclusivamente da purificação e qualidade das emoções criadas. Essa é a diferença entre um ser consciente e um ser comum: a eficiência e responsabilidade no mundo sobre a energia que ele gera. Nós mesmos criamos a nossa luz e a nossa treva, nossa saúde e nossa enfermidade.
Emilce, na obra citada, recomenda que disciplinemos nossa mente para vermos sempre o lado bom nas coisas, para naturalmente entrarmos em contato com o melhor das pessoas e de nós mesmos, em sintonia com o poder que governa o universo. Se insistirmos nessa atitude, com o tempo conquistaremos uma mente amável, tranqüila, mais silenciosa, com autodomínio e confiança.
A autora apresenta três atitudes importantes para a prática do domínio da mente: substituir imediatamente os pensamentos negativos por pensamentos positivos; reduzir a quantidade de pensamentos; e manter a mente equilibrada e estável.
Conforme a qualidade e predominância dos nossos pensamentos habituais, experimentaremos condições e experiências correspondentes. Um pensamento negativo nos conduzirá a uma experiência desagradável, enquanto que pensamentos positivos nos conduzirão a experiências agradáveis, porque o que quer que acreditemos ser verdade na mente será manifestado ou criado.
A vigilância melhora a qualidade de nossos pensamentos. A mente não pensa coisas ruins se está sendo observada. Ela se sente embaraçada quando é "pega" pensando alguma coisa estúpida. Assim, se fizermos realmente um esforço para observar a mente e ver o que ela está fazendo, ela tenderá a se comportar bem. Ela age pior quando sabe que não estamos dando atenção para o que ela está fazendo. Quando a pessoa, constantemente, observa a mente, ela se torna calma e quieta. Freqüentemente, a mente está muito instável. Quase todas as influências externas podem tirar seu equilíbrio e nos fazer pensar o que realmente não queremos pensar. É claro que não podemos estabilizar a mente da noite para o dia porque ela ficou muitos anos fazendo o que bem entendia... Mas a mente se torna estável através da prática da yoga, da concentração, da meditação e da prática constante da vigilância sobre nossos pensamentos.
Se observarmos, são muitas as pessoas que consideram a vida uma”luta”. Depende de nós o que permitimos que a mente pense. Todos temos procurado muito pela alegria, felicidade e contentamento. Temos tentado muitas coisas. Temos adquirido dinheiro, posses e segurança, participado de muitos eventos sociais, viagens e relacionamentos. Todavia, a verdadeira alegria vem para uma pessoa quando ela se torna livre da carga de sua própria mente. Esta libertação é uma realização gradual. Ela paulatinamente vai afastando os pensamentos e sentimentos negativos e estabelecerá um ânimo positivo, gerando mais saúde física e emocional. Criamos o destino pelos nossos pensamentos e ações! Seremos felizes se descobrirmos a alegria nos momentos simples, como um pôr-do-sol; uma caminhada à beira-mar, sentindo a beleza da imensidão do oceano; ou num parque, vendo - com olhos e ouvidos de ver, aspirar e sentir - a delicadeza, beleza e perfume das folhas, flores e árvores; e das crianças e animaizinhos que brincam sacudindo corpo e rabos felizes com o passeio. Agradeçamos o dom da visão! Percebamos o sentimento de alegria que vem quando terminamos uma tarefa ou encontramos um amigo distante ou até próximo. Percebamos os benefícios que atinge todos, quando propagamos o bom humor e a alegria ao nosso redor. A alegria não surge por acaso! Ela é fruto do autocontrole. É fruto de uma atitude positiva, do sentimento de gratidão, do correto dever e entusiasmo de se encantar com as pequenas coisas da vida, de estar presente no momento presente, de desfrutar a vida. O cérebro recebe estímulos das emoções que criamos no dia-a-dia. Nossa estrutura energética tem potencial para desenvolver todos os tipos de emoções, tanto as positivas, como as negativas. O referencial existe! Se houver alguma tendência para armazenar medos, ansiedade, ódio, raiva, rancor, vingança e outros sentimentos negativos, direcionamos esse estímulo para o cérebro que imediatamente o somatiza no nível físico, drenando desta forma a energia vital. Quando conseguimos visualizar simultaneamente a realidade externa e interna, estamos dentro da lei da objetividade. Mas, se por algum motivo ou emoção densa como o medo, crenças cristalizadas, formas pensamentos cinzentas, não encontramos condições de manifestar o foco com objetividade, fatalmente cairemos na subjetividade que é outra trava para a realização.
Existem dois tipos de subjetividade: ou enxergamos a realidade, mas não gostamos dela ou não a aceitamos, ficando insatisfeito e frustrado; ou impomos nossa visão e modo de ser, num momento ou local próprio ou inadequado. Enquanto a ausência de vivências de compartilhamento atrasa o processo de crescimento, o pensamento de amor e de compaixão é um escudo, agindo sobre o intelecto e tornando a inteligência mais profunda e poderosa.

2 comentários:

Io disse...

Muito legal teres criado um blog. Virei te visitar com freqüência. Hoje o texto postado me ajudou a melhorar o astral. Obrigada. Bjs.Iô

Io disse...

Parabéns pela criação do blog. Como falaste no outro dia , hoje este texto também me ajudou. Veio numa hora em que estava precisando de ânimo. Obrigada, virei te visitar com freqüência. Bjs,